O espanto e o desastronauta

Ano 6 n°12 2014 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Roberto Goto

Resumo:

Compõem o presente artigo alguns apontamentos de cunho metafísico sobre as relações entre o filosofar e a condição humana. Eles exploram a ideia de um espanto primeiro, pondo ênfase em seu aspecto de pathos – antes que arkhé – da Filosofia. Considerando justamente tal aspecto, a condição humana aparece não como um problema filosófico, mas precisamente como uma condição, o contexto no qual o espanto revela o absurdo do real – o qual, por sua vez, o logos filosófico busca mitigar e/ou tenta curar.

Abstract:

This article joins some metaphysical notes about the relations between philosophizing and human condition. They explore the idea of a first wonder (thaumazein), putting emphasis on its aspect of Philosophy’s pathos – rather than its arkhe. Just considering that aspect, the human condition don’t appears as a philosophical problem, but precisely as a condition, the context in which the wonder reveals the absurdity of all that exists and happens – absurdity that, for its turn, the philosophical logos searches to mitigate and/or tries to heal.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19074

Palavras-Chave: Espanto. Filosofar. Condição humana.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.