Mundos fisicamente possíveis: um estudo sobre o debate Leibniz - Arnauld

Ano 6 n°12 2014 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Jairo Dias Carvalho

Resumo:

O artigo pretende elucidar o conceito de mundos possíveis elaborado por Leibniz quando do debate estabelecido em sua correspondência com Arnauld. Nela, ele concebe que diferentes mundos podem possuir diferentes leis e noções primitivas de ordem a partir do que chama de outros decretos livres possíveis de Deus. É para resolver o problema da liberdade e determinação que Leibniz vai propor o instigante conceito de mundos como diferentes tipos de ordem de acordo com os diferentes desígnios divinos. Nosso objetivo é entender este conceito de mundos fisicamente possíveis.

Abstract:

The paper aims to clarify the concept of possible worlds developed by Leibniz established when the debate in his correspondence with Arnauld. Leibniz conceives different worlds that could have different laws and primitive notions of order from what he calls other possible free decrees of God. It is to solve the problem of freedom and determination that Leibniz will propose the intriguing concept of worlds as different order types according to the different divine plans. Our goal is to understand this concept of physically possible worlds.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19075

Palavras-Chave: Leibniz. Arnauld. Mundos fisicamente possíveis. Noção primitiva de ordem.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.