Brentano's soul and the unity of consciousness

Ano 7 n°13 2015 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Guillaume Fréchette

Resumo:

No seguinte artigo discuto a resconstrução de Fisette da visão de Brentano, de acordo com a qual a concepção da consciência de Brentano e a sua unidade é baseada na pressuposição de que a consciência tenha um portador, i.e., uma alma. Primeiramente, identifico o alvo real de Fisette (sec. 1) e desafio a sua concepção de agente mental como central para a teoria de Brentano (sec. 2 e 3). Na seção 4, formulo algumas dúvidas sobre as fontes usadas por Fisette, e na seção 5, proponho outra leitura da relação entre a unidade da consciência e o agente mental no Brentano tardio.

Abstract:

In the following paper, I discuss Fisette’s reconstruction of Brentano’s view, according to which Brentano’s conception of consciousness and of its unity is based on the presupposition that consciousness has a bearer, i.e. the soul. First, I identify Fisette’s real target (sect.1) and challenge his conception of the mental agent as central to Brentano’s account (sect. 2 and 3). In section 4, I formulate some doubts about the sources used by Fisette, and, in section 5, I propose another reading of the relation between the unity of consciousness and the mental agent in the late Brentano.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19083

Palavras-Chave: Filosofia da mente. Brentano. Alma. Consciência.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.