Carnap's Principle of Tolerance and logical pluralism

Ano 7 n°13 2015 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Diogo Henrique Bispo Dias

Resumo:

Pluralismo lógico é a tese de que há mais de uma lógica adequada. Diversos autores apontam Carnap como um dos precursores do pluralismo lógico. Mais que isso, afirmam que o Princípio de Tolerância consiste em uma das primeiras formulações explícitas de um pluralismo lógico. Não obstante, há poucas e esparsas investigações detalhadas para avaliar se o Princípio de Tolerância implica necessariamente em um pluralismo lógico e, caso implique, de qual tipo. O objetivo deste artigo é analisar o Princípio de Tolerância, bem como o contexto no qual tal princípio está inserido e, por fim, investigar qual a relação entre esse princípio e o pluralismo lógico.

Abstract:

Logical pluralism is the claim that there is more than one adequate logic. Many authors consider Carnap as one of the forerunners of logical pluralism. More than that, they claim that Carnap's Principle of Tolerance consists in one of the first explicit formulations a logical pluralism. Nonetheless, there is little detailed investigation to evaluate if the Principle of Tolerance necessarily implies a logical pluralism, and if so, of which kind. The aim of this paper is to analyze the Principle of Tolerance, as well as its context, and to investigate the relation between such principle and logical pluralism.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19094

Palavras-Chave: Carnap. Princípio de tolerância. Logical syntax. Pluralismo lógico.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.