Newton metafísico

Ano 7 n°13 2015 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Eduardo Simões

Resumo:

O objetivo do presente artigo é o de apresentar o pensamento de Isaac Newton para além das fronteiras da Física experimental. Trata-se de um esforço em, mesmo conhecendo o gênio de objetividade do cientista inglês, demonstrar que a sua teoria escapa ao campo da Física para o da metafísica quando introduz em sua teoria gravitacional elementos indemonstráveis, tais como: espaço absoluto, tempo absoluto, éter, etc. O comportamento de Newton reflete uma prática comum às teorias científicas que, mesmo sem a admissão explícita da Ciência, ante da ausência da contraparte material da teoria, introduz elementos ad hoc, cuja função é a de manter a universalização e a identidade formal do sistema.

Abstract:

The aim of this paper is to present the thought of Isaac Newton beyond the boundaries of experimental physics. It is an effort in, even knowing the genius of the English scientist objectivity, demonstrate that his theory escapes the field of physics to metaphysics when entering into its gravitational theory unprovable elements, such as absolute space, absolute time, ether, etc. The Newton’s behavior reflects a common practice to scientific theories that, even without explicit admission of Science, compared to the absence of the material counterpart of the theory, introduces ad hoc elements, whose function is to maintain the formal and universal identity system.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19098

Palavras-Chave: Newton. Metafísica. Espaço Absoluto. Tempo Absoluto. Éter.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.