Há rebaixamento ontológico do saber sensível na crítica de René Descartes aos sentidos?

Ano 7 n°14 2015 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Edgard Vinícius Cacho Zanette; Rafael Parente Ferreira Dias

Resumo:

Descartes propõe duvidar de tudo para estabelecer qualquer coisa de firme e seguro nas ciências. Esta crítica se concentra em uma maneira impensada de olhar para a filosofia e a ciência, inclusive propondo que os sentidos não são o primeiro e privilegiado objeto do saber. Isto leva à conclusão de que Descartes baixou o estatuto ontológico do conhecimento sensorial? O escopo deste artigo é examinar esta questão, sobre os pontos de vista filosóficos de Platão e Descartes em relação ao tratamento do conhecimento sensível.

Abstract:

Descartes propose douter de tout pour établir quelque chose de stable et sûr dans les sciences. Cette critique se concentre sur une manière irréfléchie pour regarder la philosophie et la science, notamment en proposant que les sens ne sont pas le premier et privilégié objet de connaissance. Cela conduit à la conclusion que Descartes a abaissé le statut ontologique de la connaissance sensorielle? La portée de cet article est d’ examiner cette question, sur les opinions philosophiques de Platon et Descartes concernant le traitement de la connaissance sensible.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19109

Palavras-Chave: Descartes. Platão. Teoria das Ideias. Cogito. Metafísica.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.