Considerações em torno do contexto pós-moderno - questões conceituais

Ano 7 n°14 2015 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Marcia Reami Pechula

Resumo:

O artigo visa a exposição das reflexões sobre as causas que geraram tanto o arrefecimento da busca de compreensão do contexto histórico social em que nos encontramos, quanto a afirmação dos discursos direcionados aos segmentos mais urgentes de atuação e solução sociais. A tentativa é a de investigar se o enfraquecimento da busca de compreensão sobre a existência ou não de uma pós-modernidade, é decorrente da migração de uma preocupação de âmbito geral para uma preocupação de âmbito local (pragmatista). A temática justifica-se, segundo nosso entendimento, em função do discurso, de base acadêmica, que ao mesmo tempo em que prega uma ação inter, multi e transdisciplinar e multiculturalista, sustenta uma condição cada vez mais fragmentada, forjando "guetos", ou comunidades (para usar uma expressão web), organizadas a partir de interesses cada vez mais restritos, promovendo um distanciamento de interesses macro-sociais.

Abstract:

This paper aims to expose reflections on the causes that generated both the dampening of seeking understanding the historical context in which we find ourselves and the claim of the speeches directed to sectors that have a more urgent need of acting and social solution. The attempt is to investigate if the weakening of seeking understanding the existence, or not, of a postmodernity is caused by the migration of a general concern for the interests of local scope (pragmatist). The theme is justified, in our view, on the academic speech that, at the same time, it preaches a multidisciplinary, interdisciplinary, transdisciplinary and multiculturalist action, it maintains a condition increasingly fragmented, forging “ghettos” or communities (using a web expression) arranged from ever greater restricted interests, promoting a detachment of macro social interests.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19114

Palavras-Chave: Modernidade. Pós-modernidade. Discurso. Filosofia.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.