Autenticidade: entre socialização e embriaguez

Ano 8 n°15 2016 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: José Pedro Luchi

Resumo:

Este artigo confronta diferentes aspectos do conceito de autenticidade. Ch. Taylor vê autenticidade como construção da própria originalidade subjetiva que implica sempre uma referência aos valores sociais e investiga também suas raízes culturais e seus riscos. Sua elaboração conceitual do ideal da autenticidade inclui a guinada expressivista e sua ampliação a todas as camadas sociais. A proposta não é de rejeição do ideal da autorrealização, mas de resgate de suas melhores promessas. C. Menke, inspirando-se em Nietzsche, pensa a criatividade artístico-existencial, tematizando o conceito estético de força, que acena para as fontes pré-sociais do que é novo. O Bem completo, para Menke, deve conjugar tanto a inserção nas regras sociais como a energia de forças associais.

Abstract:

This article confronts different aspects from the authenticity concept. Ch. Taylor sees the authenticity as the construction of subjective originality that always implies a reference to social values and also investigates their cultural roots and its risks. His conceptual elaboration of the authenticity ideal includes expressionist shift, and its expansion to all social levels. The proposal is not the rejection of the ideal of self-realization but to redeem their best promises. C. Menke, inspired by Nietzsche, thinks the artistic-existential creativity, thematising the esthetic concept of force, that points to pre-social sources of what is new. The complete well-being, for Menke, must combine as much inclusion in the social rules as energy of unsocial forces.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19131

Palavras-Chave: Autenticidade. Socialização. Reconhecimento. Embriaguez. Força.

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