Hempel's paradox is not an actual cognitive problem

Ano 8 n°16 2016 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Miguel López-Astorga

Resumo:

O paradoxo dos corvos negros proposto por Carl Hempel é um problema se for analisado a partir da lógica padrão. Isto é assim porque as equivalências nessa lógica pode levar a pensar que os indivíduos devem realizar determinadas ações que eles não costumam fazer. Neste artigo, vou mostrar que, se ignorarmos a lógica padrão e assumirmos outros sistemas, o problema desaparece, uma vez que essas mesmas ações não são esperadas. Em particular, eu uso como exemplos duas abordagens: a da lógica estoica e a da teoria dos modelos mentais.

Abstract:

The paradox of the black ravens proposed by Carl Hempel is a problem if it is analyzed from standard logic. This is so because the equivalences in that logic can lead one to think that individuals should carry out certain actions that they do not usually do. In this paper, I show that, if we assume frameworks other than standard logic, the problem disappears, since those same actions are not expected. In particular, I use as examples two approaches: that of Stoic logic and that of the mental models theory.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19140

Palavras-Chave: Paradoxo de Hempel. Modelos mentais. Raciocínio. Lógica padrão. Lógica estoica.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.