Responsabilidade moral e determinismo

Ano 8 n°16 2016 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Tania Schneider da Fonseca

Resumo:

O presente artigo trata sobre as condições que devem ser satisfeitas para que se possa adequadamente atribuir responsabilidade moral ao agente. Será defendido que mesmo supondo a verdade do determinismo é plausível pensar que os agentes estão propriamente sujeitos à censura e ao louvor. Para tanto, casos de coerção e manipulação cerebral são discutidos a partir da concepção compatibilista de responsabilidade de Thomas Scanlon e da teoria semicompatibilista proposta por John Fischer e Mark Ravizza.

Abstract:

This article discusses the conditions, which must be met so that moral responsibility can be properly ascribed to the agent. I will argue that even accepting the truth of determinism it is plausible to think that agents are properly subjected to praise and blame. To argue in favor of this point I will consider cases of coercion and cerebral manipulation from the point of view of Thomas Scanlon’s compatibilist conception of responsibility and John Fischer and Mark Ravizza’s semi-compatibilist theory.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19150

Palavras-Chave: Responsabilidade moral. Responsabilidade substantiva. Controle de direcionamento. Compatibilismo. Semicompatibilismo.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.