O Equilíbrio Reflexivo na epistemologia moral

Ano 8 n°16 2016 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Marco Oliveira

Resumo:

O método do Equilíbrio Reflexivo é adotado em Ética como uma teoria sobre a justificação de crenças morais. Embora alguns procedimentos do método se assemelhem a nossa deliberação moral ordinária, durante sua implementação percebemos como esse método é diferente de uma reflexão moral. É esperado que aquele que implementa o método revise ou abandone algumas de suas crenças iniciais, na tentativa de se aproximar de um estado ideal de equilíbrio total. O artigo tem por objetivo apresentar a adaptação do Equilíbrio Reflexivo à Ética. Comentarei sobre duas questões levantadas por Michael DePaul: o papel das intuições morais e um aperfeiçoamento do método.

Abstract:

The method of reflective equilibrium is used in Ethics as a theory about the justification of moral beliefs. Although some procedures of the method resemble our ordinary moral deliberation, during its implementation we perceive how this method is different from a moral reflection. It is expected that those who use the method revise or give up some of his or her early beliefs in an attempt to come near an ideal state of total equilibrium. The papers aims to present the adaptation of Reflexive Equilibrium to Ethics. I’ll comment on two questions raised by Michael DePaul: the role of moral intuitions and an improvement of the method.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19152

Palavras-Chave: Metaética. Epistemologia moral. Justificação de crenças. Equilíbrio Reflexivo. Intuições.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.