A prudência e o abandono da crítica em Capitalismo & Esquizofrenia

Ano 9 n°17 2017 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci

Resumo:

Este artigo, partindo da hipótese de que haveria uma mudança de tom argumentativo no interior da coleção Capitalismo & Esquizofrenia, pretende avaliar a importância do conceito de prudência para compreensão desse movimento do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Apresentado em certa altura de Mil Platôs como uma "regra imanente à experimentação" (DELEUZE; GUATTARI, 2007, p. 11), a prudência marcaria a modificação no modo da interpelação deleuze-guattariana, vislumbrado e experimentado pela primeira vez em 1975 na obra Kafka e abalizado pelo abandono do conceito de crítica.

Abstract:

This article, based on the assumption that there would be a change of argumentative tone inside Capitalism & Schizophrenia, proposed to evaluate the importance of the concept of prudence in the thought of the late Gilles Deleuze and Felix Guattari. Presented at some point of A Thousand Plateaus as a “immanent rule to trial” (DELEUZE; GUATTARI, 2007, p 11), prudence would mark a change in the way the deleuze-Guattarian interpellation, experienced for the first time in 1975 in the work Kafka and marked by the abandonment of the concept of criticism.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19963

Palavras-Chave: Gilles Deleuze. Félix Guattari. Capitalismo & Esquizofrenia. Crítica. Prudência.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.