Hannah Arendt e o direito I

Ano 9 n°18 2017 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Odílio Alves Aguiar

Resumo:

O objetivo deste paper é apresentar de forma propedêutica a tese segundo a qual o refugiado funciona como um paradigma fático e conceitual capaz de iluminar o tema do direito em Hannah Arendt. Ao mesmo tempo, tentaremos mostrar como esse assunto situa a questão judaica no centro do pensamento da autora.

Abstract:

The aim of this paper is to present in a propaedeutic way the thesis that the refugee functions as a phatic and conceptual paradigm capable of illuminating the theme of law in Hannah Arendt. At the same time, we will try to show how this subject situates the Jewish question at the center of the author’s thinking.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/31030

Palavras-Chave: Arendt. Direito. Refugiado. Paradigma. Questão judaica.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.