Implicações de viver o sentido: por uma aproximação de Victor Frankl com Ortega y Gasset

Ano 9 n°18 2017 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: José Mauricio de Carvalho

Resumo:

Neste trabalho examina-se o significado que a questão do sentido adquiriu na fenomenologia da liberdade. A vida do homem passa a ser considerada como um que fazer, como um escolher em situação. Olha-se o problema como direção pois o homem caminha sempre a frente de si próprio e como compreensão, quando a direção é pensada conforme seu objeto. Toma-se o filósofo espanhol Ortega y Gasset como um dos intérpretes do assunto e aponta-se as implicações que o assunto teve na psicologia fenomenológica, mais especificamente a partir das considerações de Victor Frankl.

Abstract:

This study exams the meaning that the question about the sense has acquired in the phenomenology of the liberty. Human being`s life starts to be considered as a what do do, how to choose in a situation. The problem is seeing as a direction because the human being always walks beyond his time and as an understanding when the direction is thought as his goal. The Spanish philosopher Ortega Y Gasset is taken as one of the interpreters of the subject and points the implications that the subject has had on the phenomenology psychology, more specific starting at Victor Frankl`s considerations.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/31033

Palavras-Chave: Sentido. Liberdade. Direção. Fenomenologia. Psicologia existencial.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.