Los dispositivos de seguridad y el gobierno de la vida humana

Ano 10 n°19 2018 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Castor M. M. Bartolomé Ruiz

Resumo:

Este artigo apresenta uma análise crítica a respeito dos dispositivos de segurança como técnicas de governo da vida humana. O artigo analisa a noção de dispositivos de segurança apresentada por Foucault em estudo comparativo com os dispositivos de exceção, estudados por Agamben, mostrando como estes dispositivos operam de forma paradoxal na proteção e controle da vida humana no contexto do poder biopolítico das sociedades modernas.

Abstract:

This article presents a critical analysis regarding security devices as techniques of governing human life. The article analyzes the notion of safety devices presented by Foucault in a comparative study with the exception devices, studied by Agamben, showing how these devices operate in a paradoxical way in the protection and control of human life in the context of the biopolitical power of modern societies.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/32014

Palavras-Chave: Dispositivos de segurança. Exceção. Governamentalidade. Biopolítica.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.