O agir comunicativo e a gramática do sujeito pronominal: o reconhecimento intersubjetivo equitativo

Ano 10 n°19 2018 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Jovino Pizzi Delamar; José Volpato Dutra

Resumo:

A teoria do agir comunicativo supõe o reconhecimento de todos os concernidos. Na relação intersubjetiva, esse reconhecimento admite os demais como sujeitos coautores. O emprego dos pronomes pessoais é fundamental. A gramática do sujeito pronominal requer uma equidade entre todos os sujeitos atores, na voz ativa. Às vezes, o uso do pronome pessoal na terceira pessoa pode indicar um sujeito indesejável ou antissocial, aspecto que elimina a equidade entre todos os pronomes pessoais. Este artigo pretende reforçar o reconhecimento intersubjetivo entre sujeitos coautores, aspecto presente na obra de Habermas, principalmente quando se trata da teoria do agir comunicativo. Ao insistir na comunidade de comunicação, a consideração dos sujeitos pronominais não pode adjetivar qualquer pronome ao ninguém. A questão central é o reconhecimento intersubjetivo dos sujeitos em uma comunidade de comunicação, superando, assim, o aspecto monológico da filosofia da consciência ou a artificialidade de uma comunicação sem sujeitos.

Abstract:

The theory of communicative action presumes the recognition of all of the concerned. In the inter-subjective relations, it recognition receive all of the subjects as coauthors. The use of the pronominal persons is fundamental. The grammar of pronominal subject requires the equity between all personal pronouns. This article intends reinforce the inter-subjective recognition between coauthors subjects. It is an aspect inherent of the Habermas’ theory. It is especially important in the theory of communicative action. When he insists about the community of communication, he emphasizes that none subject can be considered as a no one. The central case of the inter-subjective recognize of all subjects in the community of communication. By this, it can be possible overcome the philosophy of conscientiousness, and the sophistication of a communication without subjects.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/32015

Palavras-Chave: Agir comunicativo. Gramática pronominal. Sujeito coautor.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.