Luc Ferry e Gianni Vattimo: duas perspectivas filosóficas sobre o fenômeno religioso na contemporaneidade

Ano 10 n°19 2018 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Antonio Gladenir Brasil Maia Marcos; Fábio Alexandre Nicolau Renato Almeida de Oliveira

Resumo:

O artigo discute o fenômeno religioso em seu sentido difuso na sociedade contemporânea, levando-se em conta elementos socioculturais, históricos e, acima de tudo, filosóficos. Tal fenômeno vem interpretado ante ao paradoxo da sociedade secularizada e a presença constante da religião para além da esfera privada. Os intérpretes aqui elencados na discussão são pertencentes a tradição continental: Luc Ferry e Gianni Vattimo. O primeiro destaca-se a ideia de uma ‘transcendência na imanência’ que se vincula a proposta de um ‘humanismo secular’. No segundo, a leitura propositiva do fenômeno religioso implica a crítica dos dogmas institucionais em favor da historicidade da condição humana e a prática da caridade.

Abstract:

The article discusses the religious phenomenon in its diffuse sense in contemporary society, taking into account sociocultural, historical and, about everything, philosophical elements. This phenomenon has been interpreted before the paradox of secularized society and the constant presence of religion beyond the private sphere. The interpreters here listed in the discussion belong to the continental tradition: Luc Ferry and Gianni Vattimo. The first highlights the idea of a ‘transcendence in immanence’ which is linked to the proposal of a ‘secular humanism’. In the second, the propositional reading of the religious phenomenon implies the critique of institutional dogmas in favor of the historicity of the human condition and the practice of charity.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/32017

Palavras-Chave: Fenômeno religioso. Secularização. Religião.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.