Ação, pluralidade e política em Hannah Arendt

Ano 10 n°19 2018 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Ricardo George de Araújo Silva

Resumo:

O presente texto sobre ação, pluralidade e política em Hannah Arendt tem a pretensão de ser uma exposição desses conceitos no que concerne uma compreensão do pensamento de Hannah Arendt. Assim, o objetivo maior é apresentar a categoria da ação e sua vinculação com a pluralidade e o espaço público em uma demarcação que traz à tona a compreensão singular de Arendt sobre a ação como condição política e não como instrumento, o que se vincularia a violência. Nosso argumento está focado na obra “A condição humana” e elegemos como metodologia a análise bibliográfica já consagrada na pesquisa filosófica.

Abstract:

The present text about action, plurality and politics in Hannah Arendt, has the pretentions of being na exposure of these concepts as far as it is concerned to Hannah Arendt’s thinking comprehension. Thus, the greatest aimis to present the action category and it’s connection with plurality and public spaces in such demarcation that brings to the surface Arendt unique comprehension about the action as political condition and not as instrument, what it would be connected to the violence. We focuse dour argument on the work: “The Human Condition” and we chose for methodology the bibliographic analysis, then consecrated in the philosophical searches.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/32019

Palavras-Chave: Ação. Espaço público. Pluralidade. Hannah Arendt.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.