De olhos bem abertos: a ideologia da sociedade industrial segundo Adorno

Ano 10 n°19 2018 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Leonardo Masaro

Resumo:

Num de seus últimos textos, Theodor Adorno (ADORNO e HORKHEIMER, [1968], 1973) constata uma transformação do fenômeno da ideologia com o advento da sociedade totalmente administrada, apontando para a obsolescência da conceituação marxiana clássica e, indiretamente, também para a lukácsiana. Segundo ele, a ideologia não se apresenta mais como o véu que recobre a realidade, ocultando a dominação sob justificativas falsamente universais, mas como a própria realidade congelada numa imagem fixa, dominação tornada transparente e naturalizada como “o jeito que as coisas são”. O objetivo deste artigo é expor como Adorno chega a esta nova conceituação do que é a ideologia, fortemente calcada em seus estudos sobre a propaganda e a personalidade fascistas e sobre o sistema da indústria cultural, entendidos ambos como os principais esquemas organizadores da cultura de massa e responsáveis por uma nova modalidade de reificação da consciência, na qual o que importa é antes a satisfação libidinal proporcionada pela forma específica de relação dos sujeitos com o material ideológico consumido do que o conteúdo nele expresso.

Abstract:

In one of its last writings, Theodor Adorno identifies a transformation in the phenomenon of ideology, brought by the advent of totally managed society, and therefore pointing to the obsolescence of the classical Marxist concept of ideology and, indirectly, to Lukacs. According to Adorno, ideology no longer presents itself as a veil covering reality, hiding social domination under falsely  universal justifications, but as reality itself, frozen in a fixed image – domination becomes transparent and naturalized as “the way things are”. The aim of this article is to explain how Adorno builds this new understanding of ideology, strongly based on his studies of fascist propaganda and on the system of cultural industry. Both are seen as the main organizing schemes of mass culture, creating a new kind of consciousness reification, in which what matters mostly is the libidinal satisfaction brought by the specific form of relationship between subjects and the ideological material consumed by then, instead of the specific content of this material.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/32028

Palavras-Chave: Ideologia. Adorno. Sociedade administrada. Cultura de massas.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.