Spinoza: o desejo e o sumo bem, de filósofo a sábio

Ano 10 n°20 2018 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Rafael Estrela Canto

Resumo:

Neste artigo examinamos o conceito de desejo na filosofia de Spinoza e a sua ligação com a decisão do filósofo em encontrar o sumo bem. Sendo o sumo bem, por sua vez, não algo de diverso do que a sua fruição mesma, concluímos que ignorar a sua existência, busca-la e vivê-la são, respectivamente, as condições do vulgo, do filósofo e do sábio, à exemplo do que ocorria no Jardim de Epicuro.

Abstract:

In this article we examine the concept of desire in Spinoza’s philosophy and its conexion to his decision to find the great good. As the great good is not something diferente of its fruition itself, we conclude that to ignore its existence, to seek it and to live it are, respectively, the conditions of the common people, the philosopher and the sage, by example of how it was considered in the Garden of Epicurus.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/39791

Palavras-Chave: Desejo. Sumo Bem. Decisão. Alegria. Tristeza

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.