As condições da verdade dos fatos

Ano 10 n°20 2018 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Geraldo Adriano Emery Pereira

Resumo:

O texto é uma proposta de apresentação sobre o modo como as categorias tratadas em A Condição Humana oferecem um aparato conceitual que nos permite entender o lugar da verdade dos fatos na sua relação com a política. A leitura dos conceitos de condição, pluralidade, natalidade e mundanidade oferecem uma espécie de delimitador conceitual do estatuto do “lugar” da verdade dos fatos na sua relação com a política. A máxima totalitária de que tudo é possível e a rebelião moderna contra os limites, inclusive os limites da realidade, nos permitem ver como os conceitos, há pouco citados, operam como solo e firmamento da noção arendtiana de verdade dos fatos. Ao descrever a modernidade, parece a Arendt que há riscos políticos onde verdade e falsidade perdem a linha de distinção e, principalmente, quando a verdade, como fator de estabilização dos cambiantes negócios humanos, desaparece. A experiência contemporânea, da pós-verdade talvez seja, a grosso modo, uma flagrante exposição da atualidade das reflexões de Arendt sobre verdade e política, principalmente se levarmos em conta as análises presentes em A condição humana, que chamam a atenção sobre os riscos da rebelião moderna contra a realidade e a alienação do mundo.

Abstract:

The text is a presentation proposal on how the categories treated in The Human Condition offer a conceptual apparatus that allows us to understand the place of the truth of the facts in their relationship with politics. The reading of the concepts of condition, plurality, natality and worldliness offer a kind of conceptual delimiter of the status of the “place” of the truth of facts in their relation to politics. The totalitarian maxim that everything is possible and the modern rebellion against the limits, including the limits of reality, allows us to see how the concepts just quoted operate as soil and firmament of the arendtian notion of truth of facts. In describing modernity it seems to Arendt that there are political risks where truth and falsity lose their line of distinction, and especially when truth as a stabilizing factor for changing human affairs disappears. The contemporary, post-truth experience may be, roughly speaking, a blatant exposition of the actuality of Arendt’s reflections on truth and politics, especially if we take into account the analyzes present in The Human Condition, which draw attention to the risks of modern rebellion against reality and the alienation of the world.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/39792

Palavras-Chave: Verdade. Política. Condição. Natalidade. Pluralidade. Mundanidade.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.