A tensão entre o atomismo radical liberal e a proposição de uma política holista do reconhecimento em Charles Taylor

Ano 10 n°20 2018 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Joel Decothé Junior

Resumo:

Neste artigo empreendo como tarefa de trabalho a meta de expor a tensão existente entre as proposições filosóficas da política do atomismo radical liberal, diante da proposição filosófica que advém da vertente que se configura como uma filosofia política holística do reconhecimento da dignidade ontológica da vida humana. Para tanto, trago à baila para o debate o pensamento político do filósofo canadense Charles Taylor. Ao longo do texto tento reconstruir, em certa medida, o estatuto do debate político travado entre as filosofias políticas tanto de cunho liberal do atomismo radical, como a sua opositora clássica que é a perspectiva do comunitarismo holista. Em seguida, trabalho com a noção de crítica expressivista forjada por Taylor, em sua teoria da ação, que expressa uma oposição crítica a política do atomismo radical liberal, que está calcada na noção de racionalidade procedimental. Finalmente, dou atenção à argumentação que gira em torno da proposição de uma política holista do reconhecimento, que deve estar flexionada a favor do axioma da dignidade ontológica da vida humana, que está inserida dentro de um contexto contemporâneo histórico, pluralista e amplamente multiculturalista.

Abstract:

In this article I undertake as the goal of work task to expose the tension between philosophical propositions of the politics of liberal radical, metaphysical proposition comes from the philosophical aspect that is configured as a holistic political philosophy of the recognition of the dignity of human life. To do so, bring up for discussion the political thought of Canadian philosopher Charles Taylor. Throughout the text I’m trying to rebuild, to some extent, the status of political debate among the political philosophies of both liberal slant of the atomism, as your opponent which is the perspective of classical communitarianism holistic. Then work with the notion of critical expressivista forged by Taylor, in his theory of action, which expresses a critical opposition radical liberal atomism policy, which is based on the notion of procedural rationality. Finally, pay attention to the argument that revolves around the proposition of a holistic policy of recognition, which must be inflected in favour of the axiom of ontological dignity of human life, which is embedded within a contemporary context, pluralistic history and widely multiculturalist.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/39794

Palavras-Chave: Tensão. Atomismo. Liberal. Holista. Reconhecimento.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.