Do sensualismo à sociedade em Helvétius: a educação e a legislação como veículos civilizadores

Ano 10 n°20 2018 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Camila Sant'Ana Vieira Ferraz Milek

Resumo:

O artigo investiga como a educação e a legislação podem aliar-se ao sensualismo de Claude-Adrien Helvétius para a melhora progressiva de uma sociedade. Se consideramos que os seres humanos têm a sensibilidade física como canal de acesso primário ao que os cerca, e que consequentemente é o princípio de prazer que guia suas ações, temos aparentemente uma concepção individualista de ser humano. Porém, segundo o autor, é esse mesmo princípio que pode levar os seres humano ao interesse geral. Dessa forma, é preciso compreender o papel da educação e legislação propostas por Helvétius para ligar o interesse particular ao interesse público.

Abstract:

The article investigates how education and legislation can be allied to the sensualism of Claude-Adrien Helvetius for the progressive improvement of a society. If we consider that the human beings have the physical sensibility as the primary access to what surrounds them, and consequently is the principle of pleasure that guides their actions, we have apparently an individualistic conception of human being. However, according to the author, it is this same principle that can lead human beings to the general interest. In this way, it is necessary to comprehend the role of education and legislation proposed by Helvétius to link the private interest to the public interest.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/39798

Palavras-Chave: Helvétius. Educação. Legislação. Sensibilidade. Prazer.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.