O ÉTHOS DA MÚSICA E DA CIDADE GREGA

N. 12 (2012) • Artefilosofia

Autor: Diogo Norberto Mesti

Resumo:

Do ponto de vista histórico, a música na Grécia é importante em três momentos: (i) no intuitivo dos aedos arcaicos, (ii) no teórico de Damão e (iii) no legislativo em Platão e Aristóteles. O presente artigo explica a origem de uma postura filosófica que nasceu nessa época: a necessidade da música na educação da primeira infância para manter os costumes (éthos) dos cidadãos de acordo com os valores da cidade. Para tanto, toma-se como paradigma a reflexão de Platão e de Aristóteles sobre o papel da música na educação e evidencia-se a adoção que ambos fazem da mousiké na educação dos jovens, a partir de critério filosóficos.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/589/545

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP