READY FOR LOVE: VIOLÊNCIA E EXCEÇÃO EM ‘CLOCKWORK ORANGE’

N. 12 (2012) • Artefilosofia

Autor: Antonio Teixeira

Resumo:

Através da versão cinematográfica, por S. Kubrick, do livro A Laranja mecânica, de A. Burguess, o autor aborda o conflito entre direito e violência. O argumento inicial consiste no caráter paradoxal do direito que, ao oferecer-se como dispositivo de controle da violência, depende, para funcionar, da imposição violenta de um lugar de exceção. Nesse sentido, o filme surge como ilustração das conseqüências geradas pela intrusão, no campo político, do modelo científico do qual se exclui a exceção, dando lugar a uma visão mecanicista da lei pela aplicação dos regulamentos codificados. O real se faria sentir, segundo o autor, através do retorno violento de uma figura de exceção representada pelo protagonista.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/587/543

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP