O GÊNIO, POR JEAN-JACQUES ROUSSEAU (1712-1778): TRADUÇÃO E ALGUNS COMENTÁRIOS HISTÓRICO-ANALÍTICOS

N. 13 (2012) • Artefilosofia

Autor: Leandro Gumboski

Resumo:

O conceito de “gênio”, mapeado por Lowinski (1964a, 1964b), pode ser encontrado desde a Idade Média. Sua consolidação como forte elemento cultural se dá, sobretudo, nos séculos XVIII e XIX. A ideia de “gênio”, desde então, fragmentou-se, transformou-se e dilui-se no senso comum e, na contemporaneidade, está ainda em grande evidência, repercutindo em diversas imbricações filosóficas e artísticas. Trata-se, portanto, de um estudo de um conceito arcaico, mas com implicações atuais. Neste sentido, o presente artigo procura analisar o conceito de “gênio” nos escritos de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) – sobretudo no Dictionnaire de Musique (1768), traçar paralelos com autores anteriores e ulteriores ao filósofo suíço e observar, a partir de uma perspectiva musical, como a ideia rousseuaniana de “gênio” está articulada com termos especificamente musicais.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/571/527

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP