DA MORTE DA ARTE À HORA DOS ASSASSINOS - IMPASSES PÔS-HEGELIANOS DA ESTÉTICA FILOSÓFICA

N. 13 (2012) • Artefilosofia

Autor: Eduardo Pellejero

Resumo:

A relação da arte com a filosofia sempre passou por uma meditação muito especial sobre a relação entre poética e política. A expulsão dos poetas da república platônica, a fundação kantiana da comunidade sobre o juízo de gosto, e a educação estética do homem que Schiller propõe com fins reformistas, são exemplos emblemáticos desse gesto recursivo, que procura pensar filosoficamente uma tensão irredutível entre a poética da política (isto é, os estilos de articulação do comum) e a política da poética (isto é, as formas de intervenção da criação artística). A assimilação hegeliana da arte a «coisa do passado» representa simplesmente um episodio a mais nessa história de desentendimentos, de exclusões e de apropriações violentas, mas representa também, ao mesmo tempo, um momento fundamental para a reflexão estética contemporânea, na medida em que pretende resolver definitivamente essa tensão constitutiva. Evidentemente, para além do diagnóstico hegeliano, a arte continuaria proliferando, forçando a filosofia a confrontar-se novamente com essa tensão que define de forma trágica a reflexão estética. Longe das interpretações do pensamento hegeliano em registro de «obituário» da arte, as obras de Benjamin e Adorno, Heidegger e Sartre, Bataille e Blanchot, Deleuze e Rancière, propõem uma série de leituras incomensuráveis, que procuram restituir à arte seu (sem)sentido na práxis humana.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/565/521

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP