DUAS CONCEPÇÕES DE ENGAJAMENTO ARTÍSTICO EM MÁRIO DE ANDRADE

N. 22 (2017) • Artefilosofia

Autor: Philippe Curimbaba Freitas

Resumo:

Ao longo de sua trajetória intelectual, o crítico Mário de Andrade sempre esteve às voltas com a ideia de engajamento artístico. Contudo a compreensão sobre o que seria uma obra de arte engajada transformou-se ao longo dos anos, sobretudo em função dos novos desafios que se colocavam tanto para a atividade artística como para a crítica, num momento de intensas transformações da vida intelectual brasileira. A intenção desse texto é delinear duas diferentes concepções de engajamento artístico presentes no pensamento de Mário de Andrade em diferentes momentos de sua atividade intelectual: o engajamento compreendido como 1- um compromisso com a formação de uma cultura brasileira autônoma – ou seja, com a superação do padrão de imitação cultural –, tarefa esta apresentada no Ensaio sobre a Música Brasileira; e como 2- um compromisso diretamente político perante os conflitos sociais, presente em algumas obras escritas no final da vida do autor, como o Café e O Banquete, e explicável em parte pelo caráter conservador do nacionalismo varguista e pela consequente desilusão com a possibilidade de uma superação do abismo social e cultural no Brasil.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/947/794

Palavras-Chave: Estética,Crítica de Arte,crítica musical,enga

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP