UM DIÁLOGO ENTRE GLAUBER ROCHA E GEORGES DIDI-HUBERMAN
N. 25 (2018) • Artefilosofia
Autor: Pedro Hussak van Velthen Ramos
Resumo:
Partindo da maneira pela qual o curador Georges Didi-Huberman agenciou a cena de lamentação pela morte de um camponês no filme do realizador brasileiro Terra em Transe (1967) exposição Nouvelles histoires de fantômes (2014), este artigo pretende discutir a forma como esta cena foi articulada em um esquema lamentação/levante. O modelo é aquele de O Encouraçado Potenkim de Serguei Eisenstein no qual à morte do marinheiro segue-se uma revolta popular. Pretende-se mostrar que o esquema proposto por Didi-Huberman, caso a cena seja contextualizada na economia dramática do filme, não funciona, pois ela se insere em um contexto muito mais complexo no qual o realizador Glauber Rocha pretende discutir os impasses da esquerda do Brasil e na America Latina nos anos 1960. Por fim, sustenta-se que a cena da lamentação no filme pode ser entendida dentro de uma concepção maior presente nos filmes de Glauber Rocha de um “Cristo do Terceiro Mundo”.
ISSN: 2526-7892
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/1342/1483
Palavras-Chave: Didi-Huberman,Glauber Rocha,Estética contempo
Artefilosofia
ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.
ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.
Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP
Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP