Rousseau e suas autobiografias: além do autorretrato
v. 22 n. 3 (2017) • Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade
Autor: Adriano Eurípedes Medeiros Martins
Resumo:
O sujeito que escreve sobre si mesmo e sua obra: eis a essência de uma obra autobiográfica. O estudo inicia pela abordagem da relação público-autor. Aqui os elementos “para quem” e “para quê”, apesar de significativos, serão secundários em face do autor que as escreve. Defendemos que o autor é uno com sua obra. Assim, Rousseau, ao se defender nas Confissões (1764-1770), está defendendo, por exemplo, o Contrato Social. Tal situação se repetirá com outras quatro obras confessionais e autobiográficas: Cartas ao Sr. Malesherbes (1762), Profissão de Fé do Vigário Saboiano (1762), Diálogos de Rousseau Juiz de Jean-Jacques(1772) e Devaneios de um caminhante solitário (1776-78).
DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v22i3p51-56
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/view/140084
Palavras-Chave: Rousseau,autobiografia
Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade
Organizada pelo Grupo de Filosofia Crítica e Modernidade (FiCeM), um grupo de estudos constituído por professores(as) e estudantes de diferentes universidades brasileiras, a revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade é uma publicação semestral do Departamento de Filosofia da USP que, iniciada em 1996, pretende estimular o debate de questões importantes para a compreensão da modernidade.
Tendo como ponto de partida filósofos(as) de língua alemã, cujo papel na constituição dessa reflexão sobre a modernidade foi – e ainda é – reconhecidamente decisivo, os Cadernos de Filosofia Alemã não se circunscrevem, todavia, ao pensamento veiculado em alemão, buscando antes um alargamento de fronteiras que faça jus ao mote, entre nós consagrado, da filosofia como “um convite à liberdade e à alegria da reflexão”.