A AXIMÁTICA DOS ANTIGOS

Série 1 • Cadernos de História e Filosofia da Ciência

Autor: Heinrich Scholz

Resumo:

É natural que, por Axiomática dos Antigos, nós entendamos a axiomática dos gregos. Assim, ainda precisamos dizer apenas o que deve significar axiomática neste comentário. Na terminologia contemporánea, ela é a teoria das propriedades de um sistema de axiomas. Aqui, não queremos tomar o conceito de axiomática nessa acepção tão restrita. Antes disso, neste comentário nós o tomamos de maneira tão ampla, que identificamos a axiomática com a teoria das partes constitutivas de uma ciência rigorosa, isto é, de uma ciência orientada pelo paradigma da matemática. 
O fundamento dessa definiçâo deve ser procurado na obra de Aristóteles. Nessa obra, a teoria das propriedades de um sistema de axiomas está integrada de tal forma na axiomática em sentido amplo, que não se pode separar uma da outra sem fazer com isto uma incompreensível mutilação

Texto Completo: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/cadernos/article/view/1150

Cadernos de História e Filosofia da Ciência

Os Cadernos de História e Filosofia da Ciência dirigem-se especialmente ao público interessado nas áreas de Epistemologia, Filosofia da Ciência, Teoria do Conhecimento e História das Ciências. Têm por objetivo central a publicação de artigos e notas originais de pesquisadores nacionais e estrangeiros, traduções de textos concernentes aos temas mais centrais da reflexão filosófica, metodológica e histórica sobre a ciência, e traduções comentadas de textos marcantes do desenrolar histórico dessa reflexão, bem como resenhas nas áreas do conhecimento em que os Cadernos atuam.