SALVAR OS FENÔMENOS: Ensaio sobre a noção de teoria física de Platão a Galileo

Série 1 (Suplemento 3) • Cadernos de História e Filosofia da Ciência

Autor: Pierre Duhem, Roberto de A. Martins, J.C. Pinto de Oliveira

Resumo:

Qual é o valor da teoria física? Que relações ela possui com a explicação metafísica? 
Essas são perguntas muito debatidas em nossos dias. Mas, como tantas outras perguntas, elas não são novas; pertencem a todos os tempos; são suscitadas desde que existe uma ciência da Natureza. A forma que assumem muda um pouco de um século para outro, pois tomam forma variável, emprestada à ciência do momento; mas basta afastar essa vestimenta para reconhecer que permanecem essencialmente as mesmas. 
A ciência da Natureza nos oferece, até o século XVII, pouquíssimas partes que tivessem progredido ao ponto de constituírem teorias expressas em linguagem matemática, e cujas previsões, numericamente avaliadas, pudessem ser comparadas as medidas fornecidas por observações precisas. A estática, que era então chamada Scientis de ponderibus, a Catóptrica, que se enquadrava naquilo que se chama Perspectiva, e que é nossa moderna Óptica, mal chegaram a atingir esse grau de desenvolvimento. Se deixarmos de lado esses dois capítulos limitados, não temos diante dos olhos senão uma ciência cuja forma, já bem acabada, permitia prever o aspecto de nossas teorias modernas da Física matemática; esta ciência é a Astronomia. Os sábios helênicos ou muçulmanos, os eruditos da ldade Média e da Renascença, diziam: a Astronomia, onde dizemos: a teoria física. 
As outras partes do estudo da Natureza não haviam ainda atingido esse grau de aperfeiçoamento em que a linguagem matemática serve para exprimir as leis descobertas por experiências precisas; a Física positiva, ciência ao mesmo tempo matemática e experimental, não havia ainda se separado do estudo metafísica do Mundo material: da Cosmologia.Hoje falaríamos em Metafísica em muitos casos em que os antigos pronunciavam a palavra Física. 
É por isso que esta questão tão debatida hoje em dia: quais são as relações entre a Teoria física e a Metafísica? foi, durante dois mil anos, formulada da seguinte maneira: quais são as relações entre a Astronomia e a Física?

Texto Completo: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/cadernos/article/view/1128

Cadernos de História e Filosofia da Ciência

Os Cadernos de História e Filosofia da Ciência dirigem-se especialmente ao público interessado nas áreas de Epistemologia, Filosofia da Ciência, Teoria do Conhecimento e História das Ciências. Têm por objetivo central a publicação de artigos e notas originais de pesquisadores nacionais e estrangeiros, traduções de textos concernentes aos temas mais centrais da reflexão filosófica, metodológica e histórica sobre a ciência, e traduções comentadas de textos marcantes do desenrolar histórico dessa reflexão, bem como resenhas nas áreas do conhecimento em que os Cadernos atuam.