O PROBLEMA DA MEDIDA EM MECÂNICA QUÂNTICA: UMA AVALIAÇÃO DAS PROVAS DE INSOLUBILIDADE EXISTENTES *

Série 1 v. 9 • Cadernos de História e Filosofia da Ciência

Autor: Harvey Robert Brown

Resumo:

Temos essencialmente dois objetivos no presente artigo. Primeiramente procuraremos explicar a natureza mesma do problema da medida em Mecânica Quântica não-relativista e suas conexões com a questão da interpretação física do formalismo quântico. Dizer que sérias dificuldades aparecem quando se tenta descrever o processo de medida unicamente em termos da teoria quântica tornou-se, há muito, lugar-comum para os que lhe estudam os fundamentos. Embora seja vasta a literatura que trata do assunto, basta ter aluma familiaridade com ela para que logo se perceba que há pouca concordância quanto a qual seria precisamente o problema central, se de fato houver apenas um. Delineamos, assim, na seção II, aqueles que entendemos ser dois problemas principais (o da "reprodutibilidade" e o da "completeza"), que são bem distintos. Discutimos ali suas posições dentro das várias interpretações sa Mecânica Quântica (MQ). Na seção III são exploradas em maior detalhe certas questões de interpretação ligadas ao problema de completeza, particularmente a do significado físico do operador estatíco (ou de densidade). Por se fazer necessária ao subsenqüente desenvolviemento de argumentos mais formais, uma discussão do princípio de evolução daquele operador é ainda empreendida.

Nosso segundo propósito é analisar a questão: O que se deve considerar como sendo uma prova geral da "insolubilidade" do Problema da Completeza? Necessitaremos, para tanto, discutir previamente esta outra questão: Quais os tipos de interação entre o sistema-objetivo e o instrumento de medida que devem ser tidas como processos de medida de algum atributo do objetivo? O restante do artigo (seções IV a VI) é dicado ao exame dessas questões controversas.

Texto Completo: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/cadernos/article/view/1211

Cadernos de História e Filosofia da Ciência

Os Cadernos de História e Filosofia da Ciência dirigem-se especialmente ao público interessado nas áreas de Epistemologia, Filosofia da Ciência, Teoria do Conhecimento e História das Ciências. Têm por objetivo central a publicação de artigos e notas originais de pesquisadores nacionais e estrangeiros, traduções de textos concernentes aos temas mais centrais da reflexão filosófica, metodológica e histórica sobre a ciência, e traduções comentadas de textos marcantes do desenrolar histórico dessa reflexão, bem como resenhas nas áreas do conhecimento em que os Cadernos atuam.