Leibniz e um Labirinto da Razão: há saída?

Série 3 v. 11 n. 1 • Cadernos de História e Filosofia da Ciência

Autor: Tessa Moura Lacerda

Resumo:

O labirinto entre o livre e o necessário, ou a aparente contradição entre a liberdade humana e o poder ou a grandeza divina, além de um objeto privilegiado das reflexões de Leibniz, é também o tema a partir do qual são gerados os debates do filósofo com Arnauld e Bayle. No Discurso de Metafísica e na correspondência com Arnauld trata-se principalmente de garantir a liberdade humana, pressuposto fundamental para a moralidade das ações do homem. Na Teodicéia, por outro lado, trata-se de salvaguardar a justiça divina negando a responsabilidade de Deus pelos males do mundo. Embora o foco da discussão esteja ora no homem, ora em Deus, o fio de Ariadne que leva à saída do labirinto se mantém o mesmo: contra Arnauld e Bayle, Leibniz afirma a possibilidade humana de desatar o nó e explicar a contingência através do princípio de razão suficiente, que concilia dois aspectos fundamentais da metafísica e da teologia leibnizianas, notadamente, um aspecto lógico (quantitativo) e um aspecto moral (qualitativo), dando origem a um racionalismo moral, cujo corolário é o famoso otimismo do filósofo. Palavras-chave: liberdade humana; onipotência divina; contingência; princípio de razão suficiente.

Texto Completo: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/cadernos/article/view/637

Cadernos de História e Filosofia da Ciência

Os Cadernos de História e Filosofia da Ciência dirigem-se especialmente ao público interessado nas áreas de Epistemologia, Filosofia da Ciência, Teoria do Conhecimento e História das Ciências. Têm por objetivo central a publicação de artigos e notas originais de pesquisadores nacionais e estrangeiros, traduções de textos concernentes aos temas mais centrais da reflexão filosófica, metodológica e histórica sobre a ciência, e traduções comentadas de textos marcantes do desenrolar histórico dessa reflexão, bem como resenhas nas áreas do conhecimento em que os Cadernos atuam.