O Princípio do melhor: a natureza com arte

Série 3 v. 21 n. 1 • Cadernos de História e Filosofia da Ciência

Autor: Adelino Cardoso

Resumo:

Leibniz conta-se dentre os vários pensadores que, na transição do século XVII ao XVIII, assumem a perspectiva segundo a qual a ordem e inteligibilidade imanentes à natureza são reforçadas pelo caráter artístico dessa mesma natureza enquanto obra divina. Este artigo dedica-se ao exame das reflexões de Leibniz sobre o caráter artístico da Criação e sua relação com o ordenamento físico da natureza, com vistas a evidenciar que, também nesse aspecto particular, as teses defendidas por Leibniz estão em consonância com sua perspectiva filosófica geral que, avessa a dualidades fragmentadoras, tais como aquela entre mecânica e finalidade, ciência e moral, fé e razão, pauta-se pela convicção de que os diferentes modos pelos quais o pensamento se exercita se complementam e harmonizam entre si.

Texto Completo: http://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/cadernos/article/view/542

Palavras-Chave: arte, perfeição,harmonia, mecanismo, organism

Cadernos de História e Filosofia da Ciência

Os Cadernos de História e Filosofia da Ciência dirigem-se especialmente ao público interessado nas áreas de Epistemologia, Filosofia da Ciência, Teoria do Conhecimento e História das Ciências. Têm por objetivo central a publicação de artigos e notas originais de pesquisadores nacionais e estrangeiros, traduções de textos concernentes aos temas mais centrais da reflexão filosófica, metodológica e histórica sobre a ciência, e traduções comentadas de textos marcantes do desenrolar histórico dessa reflexão, bem como resenhas nas áreas do conhecimento em que os Cadernos atuam.