Noção Completa de uma substância individual e Infinito em Leibniz
Série 3 v. 21 n. 1 • Cadernos de História e Filosofia da Ciência
Autor: William de Siqueira Piauí
Resumo:
Pretendemos revisitar o tema “noção completa de um indivíduo singular” na filosofia leibniziana e o modo como ele se relaciona com o tema do infinito. Pretendemos corroborar a hipótese interpretativa segundo a qual o conceito leibniziano de Deus tem por consequência a elaboração de uma modalidade bastante específica de conhecimento prévio, porém total, da natureza dos agentes singulares e livres – independente de quão infinito ele seja ou de quão infinitas sejam as relações que ele envolve.
Pretendemos, a partir daí,recusar a hipótese segundo a qual o desconhecimento do infinito por parte de Deus seria a fonte primeira da noção leibniziana de contingente futuro ou de liberdade.
Texto Completo: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/cadernos/article/view/551
Palavras-Chave: Leibniz, substância individual, infinito,cont
Cadernos de História e Filosofia da Ciência
Os Cadernos de História e Filosofia da Ciência dirigem-se especialmente ao público interessado nas áreas de Epistemologia, Filosofia da Ciência, Teoria do Conhecimento e História das Ciências. Têm por objetivo central a publicação de artigos e notas originais de pesquisadores nacionais e estrangeiros, traduções de textos concernentes aos temas mais centrais da reflexão filosófica, metodológica e histórica sobre a ciência, e traduções comentadas de textos marcantes do desenrolar histórico dessa reflexão, bem como resenhas nas áreas do conhecimento em que os Cadernos atuam.