O QUE É CONSTRUTIVISMO?

Série 4 v. 1 n. 2 • Cadernos de História e Filosofia da Ciência

Autor: Gustavo Arja Castañon

Resumo:

‘Construtivismo’ é um termo adotado por diversas abordagens filosóficas contemporâneas. Surgiu com a obra de Piaget, e desde então vem sendo apropriado por abordagens das mais diversas orientações ontológicas e epistemológicas. Este artigo analisa parte das mais significativas dessas com base em três problemas: o do realismo, o da possibilidade e o da fonte do conhecimento. São analisados o construtivismo piagetiano, o socioconstrutivismo, o construtivismo lógico, o construtivismo radical e o construtivismo social. O objetivo é oferecer uma melhor definição do termo, que faça jus a sua origem histórica e ao mesmo tempo ajude a esclarecer seu uso indiscriminado. Parte da confusão conceitual que cerca o termo é resolvida com a dissolução das falsas polaridades entre realismo e construtivismo e entre objetivismo e relativismo. Conclui-se que as posições analisadas alternam entre realismo e antirealismo e criticismo e ceticismo. Encontra na questão da fonte do conhecimento os denominadores comuns de todas as alegações de construtivismo: a rejeição ao objetivismo de matiz empirista e a adoção do sentido kantiano da metáfora da construção. Podemos definir positivamente construtivismo como a tese epistemológica que defende o papel ativo do sujeito na criação e modificação de suas representações do objeto do conhecimento.

Texto Completo: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/cadernos/article/view/744

Palavras-Chave: construtivismo,construtivismo social,construt

Cadernos de História e Filosofia da Ciência

Os Cadernos de História e Filosofia da Ciência dirigem-se especialmente ao público interessado nas áreas de Epistemologia, Filosofia da Ciência, Teoria do Conhecimento e História das Ciências. Têm por objetivo central a publicação de artigos e notas originais de pesquisadores nacionais e estrangeiros, traduções de textos concernentes aos temas mais centrais da reflexão filosófica, metodológica e histórica sobre a ciência, e traduções comentadas de textos marcantes do desenrolar histórico dessa reflexão, bem como resenhas nas áreas do conhecimento em que os Cadernos atuam.