Pró-ao-contra, vácuo e materialidade da ideologia. Ensaio sobre fragmentos de Althusser e Pascal

Cadernos Espinosanos Número Especial n. 25 (2011) • Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

Autor: Antônio Herci Ferreira Júnior

Resumo:

No artigo “A única tradição materialista”, Althusser (2,4,5) apresenta alguns fundamentos de sua teoria da materialidade da ideologia referenciados explicitamente em Pascal: 1) o pró-ao-contra e a condição material da verdade (que pode tomá-la por contrária sem contraditório); 2) a intuição [sic] do vácuo como assunto filosófico (postulação capaz de negar o substrato para a matéria). Caracteriza a produção ideológica como um trabalho humano capaz de incorporar as contradições de classe e impregnar diretamente os aparatos ideológicos e postula a necessidade da formulação de uma doutrina dogmática, para combater numa arena de dogmáticos. Apresenta-se aqui uma das ferramentas centrais de tal teoria: o aparato dos corpos – que também tributa a Pascal – efetivamente uma forma de expressar a materialidade da ideologia.

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2011.89439

Texto Completo: http://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/89439

Palavras-Chave: Aparato dos corpos, Transferência,Contratrans

Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

O objetivo dos Cadernos Espinosanos é publicar semestralmente trabalhos sobre filósofos seiscentistas, assim como leituras contemporâneas a respeito do pensamento destes, constituindo um canal de expressão dos estudantes e pesquisadores do Departamento de Filosofia da USP e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

Serão aceitos artigos e ensaios originais, traduções e resenhas que possam contribuir com o acervo sobre a filosofia moderna.

The aim of this journal is to published every semester works on seventeenth-century philosophers, as well as contemporary readings about the thought of these, constituting a channel of expression of students and researchers from the Department of Philosophy at USP and other Brazilian and foreign institutions.

Articles and original essays, translations and reviews that may contribute to the early modern philosophy research will be accepted.