Crença e conhecimento em Nietzsche

Número 37, n.2 (2016) • Cadernos Nietzsche

Autor: André Luís Mota Itaparica

Resumo:

Segundo uma tradicional concepção epistemológica, conhecimento é crença verdadeira justificada. Essa concepção pressupõe que três condições devam ser satisfeitas para que tenhamos conhecimento. Podemos dizer que S conhece que p se e somente se: (1) p é verdadeira, (2) S crê que p e (3) S está justificado em acreditar que p. Podemos extrair das reflexões epistemológicas de Nietzsche três perguntas endereçadas a essa concepção de conhecimento: (1) O que significa possuir uma crença? (2) O que torna uma crença verdadeira? (3) É possível uma justificativa racional para nossas crenças?

ISSN: 2316-8242

DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2316-82422015v3602almi

Texto Completo: http://gen.fflch.usp.br/sites/gen.fflch.usp.br/files/u41/11%20Crenca_e_conhecimento_em_Nietzsche_Itaparica.pdf

Palavras-Chave: crença,conhecimento,verdade

Cadernos Nietzsche

Os "Cadernos Nietzsche" visam a constituir um forum de debates em torno das múltiplas questões colocadas acerca e a partir da reflexão nietzschiana.

Nos cem anos que nos separam do momento em que o filósofo interrompeu a produção intelectual, as mais variadas imagens colaram-se à sua figura, as leituras mais diversas juntaram-se ao seu legado. Conhecido sobretudo por filosofar a golpes de martelo, desafiar normas e destruir ídolos, Nietzsche, um dos pensadores mais controvertidos de nosso tempo, deixou uma obra polêmica que continua no centro da discussão filosófica. Daí, a oportunidade destes cadernos."