Nietzsche e a fisiologia da arte

Número 37, n.2 (2016) • Cadernos Nietzsche

Autor: Camilo Lelis Jota Pereira

Resumo:

O objetivo deste artigo é a exposição de uma interpretação sobre a fisiologia da arte tematizada por Friedrich Nietzsche. Nosso foco é oferecer ao leitor uma análise do tema em questão através da aproximação entre as obras O Nascimento da tragédia e Crepúsculo dos ídolos. Neste último, o autor nos apresenta uma tese a respeito da arte que transparece uma interligação estreita entre condição biológica do agente e a criação artística. No entanto, embora a fisiologia da arte ganhe destaque maior nas últimas obras de Nietzsche, semelhantes preocupações já podem ser identificadas em O nascimento da tragédia. 

ISSN: 2316-8242

DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2316-82422015v3602cljp

Texto Completo: http://gen.fflch.usp.br/sites/gen.fflch.usp.br/files/u41/10%20Nietzsche_e_a_fisiologia_da_arte_Camilo_Pereira.pdf

Palavras-Chave: arte,filosofia da arte,Crepúsculo dos ídolos,

Cadernos Nietzsche

Os "Cadernos Nietzsche" visam a constituir um forum de debates em torno das múltiplas questões colocadas acerca e a partir da reflexão nietzschiana.

Nos cem anos que nos separam do momento em que o filósofo interrompeu a produção intelectual, as mais variadas imagens colaram-se à sua figura, as leituras mais diversas juntaram-se ao seu legado. Conhecido sobretudo por filosofar a golpes de martelo, desafiar normas e destruir ídolos, Nietzsche, um dos pensadores mais controvertidos de nosso tempo, deixou uma obra polêmica que continua no centro da discussão filosófica. Daí, a oportunidade destes cadernos."