Lutas por reconhecimento e vontade de poder: uma afinidade entre Hegel e Nietzsche?

Número 37, n.1 (2016) • Cadernos Nietzsche

Autor: JOÃO CONSTÂNCIO

Resumo:

O artigo é uma tentativa de explorar a hipótese controversa de que possa haver uma profunda afinidade – até agora não identificada – entre a concepção de “luta por reconhecimento” [Kampf um Anerkennung] em Hegel e a concepção da dinâmica da “vontade de poder” [Wille zur Macht] em Nietzsche. Esta hipótese diz respeito ao modo como a luta e a dominação estão implícitas na noção hegeliana de reconhecimento, isto é: diz respeito à dinâmica intersubjetiva das formas falhadas de reconhecimento. A luta e a dominação (bem como a violência) são conceitos fundamentais na concepção do reconhecimento em Hegel – mas, ainda assim, conceitos meramente operacionais na obra de Hegel, enquanto em Nietzsche se tornam temáticos, porque o conceito de “poder” se torna temático. O que o artigo procura mostrar é que a hipótese nietzschiana da “vontade de poder” é relevante no debate contemporâneo sobre “reconhecimento e poder” porque permite uma descrição adequada das dinâmicas intersubjetivas em que o reconhecimento recíproco não é alcançado e o que subsiste nelas são relações de luta e dominação, ou seja, vontade de poder qua vontade de dominação. Mas isso só é assim porque a hipótese nietzschiana da “vontade de poder” implica uma “doutrina dos afetos” e, por isso, uma concepção de “poder” [Macht] em termos de “ação à distância”, i.e. de influência intersubjetiva mediada por percepções, interpretações e perspectivas. Esta concepção de “poder” implica atribuir ao desejo e à vontade humanas uma natureza “recognitiva”, e está longe de implicar a dissolução das relações de poder em processos transsubjetivos de dominação. Daí a afinidade entre Hegel e Nietzsche que o artigo procura evidenciar.

ISSN: 2316-8242

DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2316-82422016v37n1jc

Texto Completo: http://gen.fflch.usp.br/sites/gen.fflch.usp.br/files/u41/04_Constancio.pdf

Palavras-Chave: Hegel,reconhecimento,poder,luta,dominação

Cadernos Nietzsche

Os "Cadernos Nietzsche" visam a constituir um forum de debates em torno das múltiplas questões colocadas acerca e a partir da reflexão nietzschiana.

Nos cem anos que nos separam do momento em que o filósofo interrompeu a produção intelectual, as mais variadas imagens colaram-se à sua figura, as leituras mais diversas juntaram-se ao seu legado. Conhecido sobretudo por filosofar a golpes de martelo, desafiar normas e destruir ídolos, Nietzsche, um dos pensadores mais controvertidos de nosso tempo, deixou uma obra polêmica que continua no centro da discussão filosófica. Daí, a oportunidade destes cadernos."