Darwin, Nietzsche e as consequências do darwinismo
Número 26 (2010) • Cadernos Nietzsche
Autor: JOÃO CONSTÂNCIO
Resumo:
O texto procura esclarecer o modo como Nietzsche pensa as principais consequências filosóficas da doutrina de Darwin da evolução por seleção natural. Estas são essencialmente quatro: (1) que as espécies não são eternas e são, antes, evoluções ou desenvolvimentos; (2) que o homem, em todas as suas dimensões, existe na continuidade com todo o resto da Natureza; (3) que não há causas finais, apenas causas eficientes; (4) que a prova teleológica da existência de Deus não tem fundamento. Nietzsche aceita estas quatro consequências e, portanto, as suas críticas a Darwin e ao darwinismo representam, na verdade, uma radicalização filosófica dos pontos em que Nietzsche está de acordo com Darwin e com o darwinismo. O texto foca, muito particularmente, o fato de o método Nietzschiano da genealogia só ser compreensível num quadro em que se aceitam aquelas consequências fundamentais da doutrina de Darwin.
ISSN: 2316-8242
Texto Completo: http://gen.fflch.usp.br/sites/gen.fflch.usp.br/files/u41/Cadernos%20Nietzsche%2026%20%28109-154%29.pdf
Palavras-Chave: darwinismo,evolução por seleção natural,genea
Cadernos Nietzsche
Os "Cadernos Nietzsche" visam a constituir um forum de debates em torno das múltiplas questões colocadas acerca e a partir da reflexão nietzschiana.
Nos cem anos que nos separam do momento em que o filósofo interrompeu a produção intelectual, as mais variadas imagens colaram-se à sua figura, as leituras mais diversas juntaram-se ao seu legado. Conhecido sobretudo por filosofar a golpes de martelo, desafiar normas e destruir ídolos, Nietzsche, um dos pensadores mais controvertidos de nosso tempo, deixou uma obra polêmica que continua no centro da discussão filosófica. Daí, a oportunidade destes cadernos."