Os primeiros contatos de Nietzsche com o pensamento asiático
Número 15 (2003) • Cadernos Nietzsche
Autor: JOHANN FIGL
Resumo:
O presente ensaio conta levar a cabo um exame escrupuloso acerca dos primeiríssimos conhecimentos de Nietzsche – à época de seus estudos colegiais e universitários – sobre o pensamento asiático. Revelase, então, que não só o jovem Nietzsche possuía uma familiaridade abrangente com a cultural oriental, mas como tal fato é decisório quando se trata de interpretar seus primeiros escritos. A ser assim, torna-se nítido que a publicação integral do Nachlass (espólio) atinentes ao período de juventude do filósofo alemão é uma questão da ordem da necessidade. Segundo o autor, somente desta forma nós teremos condições de obter uma visão clara e satisfatória do conhecimento que Nietzsche possuía acerca das culturas não-européias.
ISSN: 2316-8242
Texto Completo: http://www.gen.fflch.usp.br/sites/gen.fflch.usp.br/files/u41/CN015.83-103.pdf
Palavras-Chave: cultura asiática,estudos orientais,budismo,pe
Cadernos Nietzsche
Os "Cadernos Nietzsche" visam a constituir um forum de debates em torno das múltiplas questões colocadas acerca e a partir da reflexão nietzschiana.
Nos cem anos que nos separam do momento em que o filósofo interrompeu a produção intelectual, as mais variadas imagens colaram-se à sua figura, as leituras mais diversas juntaram-se ao seu legado. Conhecido sobretudo por filosofar a golpes de martelo, desafiar normas e destruir ídolos, Nietzsche, um dos pensadores mais controvertidos de nosso tempo, deixou uma obra polêmica que continua no centro da discussão filosófica. Daí, a oportunidade destes cadernos."