O lugar da interpretação

Número 4 (1998) • Cadernos Nietzsche

Autor: FRANKLIN LEOPOLDO E SILVA

Resumo:

A leitura da Dissertação de Mestrado de Alberto Marcos Onate, “O Crepúsculo do Sujeito em Nietzsche”, sugere várias questões acerca da concepção nietzschiana de interpretação. Tais questões não apenas dizem respeito ao quadro específico da genealogia, mas produzem interrogações sobre a própria possibilidade de interpretar a filosofia de Nietzsche, se por interpretação compreendemos a elucidação da posição do filósofo, isto é, do lugar daquele que pensa o sentido último e originário do próprio pensar. A possibilidade de pensar este lugar sem situá-lo no âmbito da metafísica é a aporia que deve enfrentar o intérprete de Nietzsche.

ISSN: 2316-8242

Texto Completo: http://www.gen.fflch.usp.br/sites/gen.fflch.usp.br/files/upload/cn_04_03%20Franklin.pdf

Palavras-Chave: metafísica,fundamento,interpretação

Cadernos Nietzsche

Os "Cadernos Nietzsche" visam a constituir um forum de debates em torno das múltiplas questões colocadas acerca e a partir da reflexão nietzschiana.

Nos cem anos que nos separam do momento em que o filósofo interrompeu a produção intelectual, as mais variadas imagens colaram-se à sua figura, as leituras mais diversas juntaram-se ao seu legado. Conhecido sobretudo por filosofar a golpes de martelo, desafiar normas e destruir ídolos, Nietzsche, um dos pensadores mais controvertidos de nosso tempo, deixou uma obra polêmica que continua no centro da discussão filosófica. Daí, a oportunidade destes cadernos."