O LOGOS EM HEIDEGGER: LÓGICA, VERDADE E METAFÍSICA

V. 14, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Jaqueline Stefani

Resumo:

 A proposta desse trabalho é repensar a linguagem, tema central da filosofia contemporânea, não mais como um instrumento do qual o sujeito se apropria e desapropria de acordo com a própria vontade, mas, juntamente com Heidegger, como a própria casa do ser. A função de comunicação é apenas uma das múltiplas possibilidades da linguagem. Com Heidegger é desenvolvida a questão de como a fenomenologia transforma-se
em hermenêutica e de como a autocompreensão surge paralela a toda compreensão. A filosofia autêntica é
aquela na qual, ao questionar-se sobre algo, o sujeito é inserido na própria questão. A compreensão nunca é
impessoal, pois a aletheia perpassa o sujeito que, ao compreender algo, está compreendendo a si mesmo.

Abstract:

The purpose of this paper is to rethink the language, the central theme of contemporary philosophy, not as an instrument to which the subject is appropriate and unappropriate according to their will, but, along with Heidegger, as the house of being. The function of communication is only one
of the many possibilities of language. With Heidegger is developed the question of how phenomenology turns to hermeneutics and how the selfunderstanding is parallel to all understanding. The authentic philosophy
is that in which is questioned about something and the subject is inserted in the issue. The understanding is never impersonal, therefore Aletheia permeates the subject that by understanding something is to understand yourself. 

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3

Palavras-Chave: Filosofia,Martin Heidegger, Linguagem, Lógica

Conjectura: filosofia e educação

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