A PAZ PERPÉTUA E A EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE O PROJETO KANTIANO

V. 14, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Celso de Moraes Pinheiro

Resumo:

 Este artigo analisa as teses centrais dos textos: À paz perpétua e Sobre a pedagogia, de Kant. Nos últimos anos, percebe-se que a teoria da paz, apresentada por Kant, tem um papel crucial nos debates acerca das elações internacionais. O cosmopolitismo de Kant defende a prioridade dos direitos humanos como a base para a validade de leis internacionais e para a legitimação da soberania nacional e as regras do Estado. Assim, o conceito de homem como "fim em si" é fundamental para as discussões contemporâneas sobre a paz.This paper analyzes the central theses of Kant’s Towards Perpetual Peace nd On Education. In the last years, Kant’s theory of peace has played acrucial role in debates regarding international relations. The Kant’s cosmopolitanism defend the priority of human rights as the basis for assessing the validity of international law and the legitimacy of national sovereignty and the rules of the state. Therefore, the concept of man as "end in itself " is fundamental for the contemporaries discussions about the peace.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/33

Palavras-Chave: Kant,Educação,Paz,Homem,Direitos humanos,educ

Conjectura: filosofia e educação

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