LUTA PELA CIVILIZAÇÃO: CONDIÇÕES E EXIGÊNCIAS DE UMA EDUCAÇÃO DA HUMANIDADE PARA A PAZ

V. 14, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Álvaro Mendonça Pimentel

Resumo:

O artigo examina as contribuições do pensamento social de Maurice Blondel para a promoção de uma paz duradoura entre as nações. A partir da crítica blondeliana dos totalitarismos e dos regimes liberais, elencamos certas características da ação humana histórica e concreta, individual e social, que fundamentam uma concepção social e política favorável à pluralidade das culturas e à colaboração entre os povos. Como critério crítico e forma normal de promover a busca imanente do bem, da verdade e da justiça, defende-se a transcendência real do espírito humano. Finalmente, elencamse alguns princípios normativos que deveriam compor toda formação e educação pessoal e social apta a promover a paz e o sentimento de humanidade.

Abstract:

This article examines the contributions of the social thought of Maurice Blondel for the promotion of a lasting peace among nations. Drawing from the Blondelian criticism of totalitarian systems and of liberal regimes, we list certain characteristics of historic and concrete human action, both individual and social. Those features frame a social and political view which is favorable to the plurality of cultures and fosters collaboration among peoples. The article argues that the real transcendence of the human spirit is the critical criterion and the normal path to promote the immanent search of good, truth and justice. Finally, we list some normative principles that should inform all formation programs, and personal and social ducation as well, in order for them to be apt to promote peace and a sense of common humanity.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/36

Palavras-Chave: Ação, Totalitarismo, Pluralidade, Unidade, Im

Conjectura: filosofia e educação

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