CONSIDERAÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: HISTÓRIA, REPRESENTAÇÕES E FORMAÇÃO DOCENTE

V. 15, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Milena Cristina Aragão Ribeiro de Souza, Lúcio Kreutz

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo chamar a atenção para a
historicidade do sujeito, em especial daquele atuante na  educação de crianças pequenas. Para tanto, parte do levantamento da trajetória histórica da Educação Infantil no Brasil, analisando os avanços e desafios dessa modalidade educacional. Como foco de debate é discutida a posição da Educação Infantil na sociedade e na cultura e as representações culturais sobre a mulherprofessora no processo de construção de sua identidade profissional. O texto é finalizado abordando as repercussões de tais representações no ser e agir docente e as possibilidades de ação no contexto da formação inicial e continuada, a fim de amenizar tais influências, com vistas à qualidade do trabalho pedagógico.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/174

Conjectura: filosofia e educação

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