APRENDIZAGEM NO CIBERESPAÇO

V. 15, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Neusa Maria John Scheid, Cledes Antonio Casagrande, César Fernando Meurer

Resumo:

Entendida em sentido amplo, como reconstrução autotranscendente, a aprendizagem requer, para potencializar a razão crítico-discursiva, uma dimensão intersubjetiva e uma relação assimétrica entre professor e estudante. No ciberespaço, âmbito linguístico específico que ocasiona processos de socialização e de individualização, o entendimento do que constitui aprendizagem válida passa, necessariamente, pelo diálogo entre educadores. A partir de  interrogações de índole epistemológica, o artigo insere-se nesse diálogo. Depois de caracterizar a hipermídia como a linguagem do ciberespaço e identificar diferentes perfis de leitores de hipermídia, duas afirmações são ensaiadas: (i) as tecnologias digitais possuem potencial para amplificar a aprendizagem; e (ii) as tecnologias digitais
não minimizam a importância da mediação docente na forma escolar da aprendizagem.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/324

Conjectura: filosofia e educação

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