EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO INTUITIVO:A CONTRIBUIÇÃO DE MARIE PAPE-CARPANTIER (1815-1878)

V. 15, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Maria Helena Camara Bastos

Resumo:

No século XIX, Marie Pape-Carpantier teve uma significativa importância para a educação da criança de 2 a 6 anos. Sua influência situa-se na adoção do método intuitivo para a educação dos sentidos - lições de coisas -, na proposta pedagógica destinada à Educação Infantil - salas de asilo; na criação de materiais didáticos para auxiliar no desenvolvimento do método natural; na orientação de modelos de mobílias para as escolas. Produz uma imensa obra para professores e alunos, traduzida em vários países: Grécia, Inglaterra, Itália, Suécia, Espanha, Brasil, e publicada até a segunda década do século XX, perfazendo inúmeras edições. O estudo analisa a trajetória e a contribuição da educadora, destacando as principais ideias, pelo espírito prático-experimental, que prenuncia a escola ativa.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/507

Conjectura: filosofia e educação

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